quinta-feira, 1 de julho de 2010

Salvaremos o mundo?

É frequente, aqui na universidade, ser abordado por membros de algum projeto de voluntariado. Alguns chegam com slogans do tipo "vamos melhorar o mundo". Tenho a impressão que isso é de uma pretensão exagerada.

Eu, isoladamente, não posso melhorar nada. A não ser que, em primeiro lugar, melhore a mim mesmo. Falo de virtudes. É muito estranho pensar que uma pessoa que mal consiga levantar da cama pela manhã vá melhorar o mundo. Ou que alguém que não tenha coragem de dizer um "não", quando exigido, salve as crianças da África da fome. O que falar do mentiroso de conveniência? Não dá! Uma pessoa que torna a vida dos demais mais complicada dificilmente poderá ajudar a outros. Ele é que precisa de ajuda!

Quando indagado sobre qual o problema do mundo, Chesterton escreveu simplesmente: "Eu". É bem por aí.

***

Não que essas iniciativas sejam inócuas, pelo contrário. Estimulam a generosidade das pessoas e no fim muitos dizem que foram mais ajudados do que ajudaram. Mas as pretensões precisam ser menores, algo do tipo: vamos melhorar um pouquinho a vida de alguns e, assim, melhorar muito a própria vida. É uma visão mais honesta.

***

Preciso aprender a cozinhar além do básico. Vou me aventurar pelo fantástico mundo das sobremesas. Alea jacta est!

3 comentários:

Evelyn Mayer de Almeida disse...

Adoraria provar a sobremesa!
É, Rodolfo. A gente precisa aprender e se conformar com o tamanho que tem...

Pax!

Lienne disse...

só hj tive tempo pra responder! hehe
poxa, deram pra gente um lenço laranja que parecia uniforme da defesa civil... não era dificil encontrar uma de nós!! kkk :)
mas se vc tivesse falado q estavba de terno... eh, teria sido mais facil... tinha pouca gente de terno... uhsauhsauhsauh
foi muito muito! bom, neh?!
e, sim, era convivio! xD

terezamedina disse...

"Existe uma passagem bíblica que reflete a polêmica atual: Jeremias 1:5 nos diz que Deus nos conhece antes de nos formar no útero. Ou seja, pequenos inocentes já tem vida. Peço encarecidamente que assista o vídeo abaixo, compreenda a palava dos Líderes Religiosos e também a necessitade de escolhermos bem os nossos líderes no governo. Caso não seja incômodo, ajude na divulgação.

www.youtube.com/watch?v=ZMo_Sk6ald0

Fique com Deus e que a Nossa Senhora Aparecida nos guie neste caminho.
"